Hired - Capítulo 7: O Método CANN (Os 4 Pilares)
- rannison rodrigues
- 27 de jun. de 2021
- 4 min de leitura

Você já foi entrevistado antes? Se sim, lembre-se de como foi a experiência: como você se sentiu, quanto tempo durou, qual foi o resultado. Se antes da conversa você tivesse alguma ideia de como seria, se prepararia ou faria algo de forma diferente? O que? Você já parou para pensar nisso? Não podemos mudar o passado, mas aprender com o que aconteceu é fundamental. O método dos 4 pilares foi desenvolvido com base em experiências reais. Ele é a síntese de aprendizados de inúmeras horas de entrevistas bem e malsucedidas. Seu objetivo é ajudar as pessoas a se prepararem de maneira mais efetiva para interações profissionais. Não apenas, mas especialmente, entrevistas e processos seletivos.
O Método CANN se baseia em 4 pilares fundamentais: Comunicação, Autopercepção, Network e Negociação. Cada um deles possui subelementos que serão explorados ao longo das 5 partes: Autopercepção, Comunicação, Network, Negociação e Além do Método. Todos contam com casos, exemplos e exercícios. As unidades podem ser lidas em qualquer ordem, mas sugiro que você siga os subelementos na sequência em que são apresentados.
Na Parte I - Comunicação, vamos formular seu plano de apresentação. Mais do que formatar um currículo e melhorar seu perfil nas redes sociais, vamos pensar em qual é a sua história. Vamos entender a melhor forma de contá-la e analisar qual a estratégia mais efetiva para cada tipo de entrevista e entrevistador. Não importa a história, mas sim a maneira como você a conta. “Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras.” (Shakespeare)
Na Parte II - Autopercepção, você vai encontrar algumas perguntas para provocar reflexões sobre si próprio. É um exercício filosófico mesmo, mas com foco prático e de aplicação clara. Essa é uma preparação importante para calibrar os demais pilares. Ninguém vai à lua de patinete e nem de espaçonave para a praia, então saber aonde você quer ir, seus pontos fortes e pontos fracos é o início da nossa jornada. “Conhece-te a ti mesmo.” (Máxima Délfica)
Na Parte III - Network, nos concentraremos em formas de ampliar e solidificar sua rede de relacionamentos. Utilizar de maneira mais efetiva as oportunidades de interação e a história que você já construiu para fortalecer o seu branding pessoal. Ninguém vai longe sozinho e, mesmo que fosse, não se manteria lá sem ajuda. Estabelecer relações produtivas com as pessoas é essencial. “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado.” (Provérbio Africano)
Na Parte IV - Negociação trataremos de pontos críticos das interações: negociação do pacote de remuneração, data de início, data de saída do atual emprego. Aqui “o diabo mora nos detalhes.”, e vamos trabalhar em formas eficazes e seguras de alcançar o ganha-ganha sempre que possível. Uma vitória só é completa se puder ser compartilhada e negociar pode ser uma arte de compartilhar vitórias. “Vim, Vi, Venci.” (Júlio César)
Na Parte V - Além do Método você vai encontrar um conteúdo de teor bastante subjetivo. Lá não há técnicas, nem exercícios e nem ferramentas. Só algumas impressões, ideias e sugestões. Depois desses anos observando pessoas, concluir este conteúdo de maneira digna exigia que essa unidade fosse adicionada como um suplemento ao método. Somos muito complexos e sutis. Lidar com aquilo que nos torna humanos é a chave para dar profundidade e sentido ao que estamos fazendo. “Existe alguém em nós / Em muito dentre nós esse alguém / Que brilha mais do que milhões de sóis / E que a escuridão conhece também / Existe alguém aqui / Fundo no fundo de você de mim...” (Caetano Veloso)
Seja qual for a maneira como você assimila melhor a informação, pratique. Porque a prática, sem dúvidas, é a melhor forma de aprendizado e aprimoramento de habilidades. Um pedido especial para os ansiosos, preguiçosos e inconsistentes: continue! Não faça tanto que não possa suportar, nem tão pouco que não faça diferença. Mas, a chave aqui é continuar. Se você está com pressa e tem certeza de que o mundo vai acabar amanhã, não importa. Leia o post e deixe o seu cérebro assimilar o conceito. Respeite-se e continue amanhã! Se for preguiçoso e quiser tudo pronto, não importa. Você já tem em mãos um conteúdo muito “mastigado”, seja bom com você mesmo e vá rompendo a inércia, sem pressa e sem pausa. Continue!
E se você tem dificuldades de terminar o que começou, se é daqueles que iniciam com toda empolgação e logo depois “deixam pra lá”, não importa. Comece várias vezes, de onde quiser, mas persista. Pensei nessas variáveis ao criar este conteúdo e projetei sabendo pessoalmente pelo que você passa. Sim, porque eu também tenho minhas batalhas diárias contra a preguiça, a ansiedade e a inconsistência. Seguir com este projeto não foi nada fácil, mas se você o tem em mãos agora, significa que eu consegui. Então, eu sei que você também consegue. Antes de começar, quero te contar um segredo: Conseguir é só aquilo que acontece quando você não precisa persistir mais. Continue, funciona! (Continua Amanhã)
É surreal como "brinca" com as palavras...