Hired - Capítulo 15: Sua Mensagem
- rannison rodrigues
- 8 de jul. de 2021
- 5 min de leitura

Se você quiser dizer "eu te amo" para alguém, pode usar diversos veículos para isso. Pode escrever, pode falar, pode mandar uma música, enfim, você tem uma infinidade de caminhos para atingir o mesmo objetivo e fazer aquela pessoa saber que é amada. Pois bem, o "eu te amo" é a sua mensagem. Tudo que falamos até aqui, se resumirá, geralmente, a uma mensagem que pode ser expressa em poucas palavras ou frases.
Do mesmo jeito que você faz quando assiste um filme ou lê um livro, toda a sua entrevista poderá ser resumida em algumas poucas palavras pelo seu entrevistador. Imagine, por exemplo, que é como se fosse uma sinopse de filme. Naturalmente, não expressará com profundidade o enredo e nem será a trama em si, mas dará um breve entendimento de que história é aquela.
A sua mensagem, então, pode ser considerada a sua sinopse ou o resumo da sua entrevista. Por isso, pense em termos práticos sobre como transmitir uma mensagem sintética que seja apoiada pelos elementos que você apresentará ao longo da sua entrevista. Se você quer transmitir algo como "Sou um profissional de alto potencial, que lida bem com situações desafiadoras, trabalha bem em equipe e tem como objetivo profissional atual o desenvolvimento de uma carreira no mercado financeiro", pense em como expressar isso de maneira ampla e conduzir seu entrevistador a esse entendimento mesmo sem dizer isso diretamente a ele.
Para fazer isso você vai precisar destacar aquilo que quer deixar mais evidente e dar substância às suas afirmações com exemplos que sejam reais e relacionáveis. Ou seja, após definir sua mensagem, encontre uma forma de dar peso e confiabilidade a ela. Parte importante é que ela seja crível e empiricamente verificável, mesmo que você não tenha dados factuais para isso. Ou seja, ela precisa fazer sentido. Quanto mais claro e coerente for o argumento, melhor.
Sua mensagem via de regra, vai se constituir de pequenas histórias que levarão à mensagem principal, logo, é importante definir quais são elas e utilizá-las para dar ritmo e fluidez a entrevista, deixando a conclusão inevitável do que você quer expressar para o seu interlocutor. Sendo assim, vamos falar de sub-mensagens que são interessantes para passar sua mensagem principal.
Peguemos, por exemplo, "Sou um profissional de alto potencial, que lida bem com situações desafiadoras, trabalha bem em equipe e tem como objetivo profissional atual o desenvolvimento de uma carreira no mercado financeiro", há algumas sub-mensagens contidas na mensagem total, são elas: (i) Sou um profissional de alto potencial; (ii) lido bem desafios; (iii) trabalho bem em equipe e (iv) meu objetivo profissional é desenvolver uma carreira no mercado financeiro.
Até aqui, estamos falando apenas da sua história sem, necessariamente, relacioná-la com a empresa para a qual estará fazendo a entrevista. Embora, o ideal é, sempre que possível, estabelecer essas conexões, vamos entender como poderíamos passar essas sub-mensagens sem, necessariamente, falá-las diretamente, apenas dando elementos que conduzam nosso entrevistador a compreender nossa mensagem. Sim, você pode simplesmente falar abertamente e passar sua mensagem diretamente, mas quando a opinião é formada pelo seu interlocutor ao invés de apenas ser entregue pronta a ele, sua mensagem fica muito mais forte e duradoura.
(i) Sou um profissional de alto potencial - para transmitir essa sub mensagem você precisaria dar indícios de que tem alto potencial. Para isso, coisas como uma trajetória profissional rápida, com promoções e progressão de carreira acelerada, podem ser um bons indicadores. Conquistas e reconhecimentos também. Outra forma de demonstrar ser um profissional com alto potencial é relatar projetos e situações desafiadoras que foram resolvidos com iniciativa e superando o que era esperado.
(ii) Lido bem desafios - para dar indícios disso ao seu entrevistador você pode abordar os desafios mais importantes da sua carreira de forma leve, descontraída, tratando aquilo que a maioria das pessoas encararia como um fardo, de maneira mais espontânea e bem humorada. Além disso, é importante explicar o cenário, a pressão, o resultado esperado, as implicações da não obtenção do objetivo e qual foi a sua contribuição pessoal para o resultado. Fale de aprendizados, erros no percurso e como conseguiu aprender, se adaptar rapidamente e superar as dificuldades.
(iii) Trabalho bem em equipe - Uma pessoa que fala o tempo todo "eu, certamente, não está dando indícios de que é voltada para um trabalho coletivo. Mas, dizer o tempo todo "nós", também pode deixar o recrutador confuso. Invista em utilizar ambos, alternando de acordo com o contexto e com o que você está falando. Aproveite para reconhecer o que aprendeu com as pessoas com quem trabalhou e até mesmo dar destaque e elogiar algumas pessoas-chave.
(iv) Meu objetivo profissional é desenvolver uma carreira no mercado financeiro. - essa sub mensagem, por estar relacionada, a objetivos deveria estar expressa ao longo de toda a mensagem. Isso porque seus objetivos, propósitos, interesses, permeiam aquilo que você faz. Mesmo que eles mudem ao longo do tempo, estarão implícitos nas suas decisões, esforços e buscas. Reforçar essa sub mensagem com indícios de que você está se preparando para isso é o ideal, pois traz coerência e solidez ao seu discurso.
Esse exemplo serve para entendermos que, qualquer história que contamos, tem diversos elementos e que as afirmações diretas, embora sejam úteis, nem sempre tem o mesmo efeito de diversas afirmações que transmitem a mesma mensagem. Isso porque quando o nosso interlocutor faz a leitura por si próprio ao invés de recebê-la pronta de alguém, tende a assimilá-la de forma diferente e considerá-la mais confiável do que se apenas recebesse aquela informação acabada.
Quando alguém simplesmente diz que um filme é bom, você não se sente à vontade para dizer o mesmo se não tiver assistido ao filme. Isso porque, via de regra, queremos conhecer, descobrir, formar nossas próprias opiniões. E mesmo quando alguém nos diz que um filme é bom, mas, após assisti-lo não achamos tão bom assim, podemos concordar com essa pessoa, por uma tendência humana a querer fazer parte, de querer "concordar".
Então, como vimos, sua mensagem é basicamente a soma de outras mensagens menores (sub mensagens) que, em algum momento, se tornarão uma história que poderá ser resumida em algumas frases. Você poderia apenas dizer essas poucas frases diretamente, mas seria o mesmo que dizer que um filme é bom, sem contar nada sobre ele e isso não seria efetivo.
Quando for contar sua história profissional, pense na mensagem principal que quer passar, utilize sub mensagens com indícios que levam seu entrevistador ao entendimento do que pretende passar com a mensagem principal e deixe-o formar a própria opinião. Assim você garante que sua história é mais interessante e impactante e constrói sua mensagem de uma maneira mais sólida.
Comments